Pesquisa Notícias:
   
 
INSTITUCIONAL
Sobre a Agitra
Diretoria
Estatuto Social
 
SERVIÇOS
Verbo
Convênios
Turismo
WikiTrabalho
Pesquisa Conteúdo
Fale Conosco
Acesso Restrito
 
DIÁLOGOS COM A AUDITORIA DO TRABALHO

Segurança e as Novas Tecnologias na Construção Civil

Higiene Ocupacional: Quebrando Paradigmas

Critique a si mesmo, mas não fique desesperado com isso.
Epicteto
29/09/2023

Breque Nacional’: entregadores de aplicativo anunciam greve

Trabalhadores estão há mais de 120 dias negociando remuneração mínima e segurança no serviço

POR JÚLIA MOTTA

Os entregadores por aplicativos vão realizar uma greve nacional para pressionar empresas e governo por melhorias nas condições de trabalho, como remuneração mínima, saúde e segurança para a categoria. A paralisação vai desta sexta-feira (29) até domingo (1º).

Os trabalhadores estão há mais de 120 dias tentando negociar com empresas como iFood, Rappi, Amazon, Uber, Zé Delivery, Mercado Livre e outras. Eles relatam que essas “menosprezaram os sindicatos de motofrete, legítimos representantes dos trabalhadores no Grupo Tripartite do governo federal”

Até aqui, as empresas de app promoveram a maior precarização trabalhista jamais vista no país, onde fogem de todas as responsabilidades sociais, negam reiteradamente aumentos nas entregas - sendo 7 anos sem reajuste, e exploram os entregadores que não têm outra alternativa a não ser permitir esse abuso.

A categoria também faz um apelo ao governo federal para que acabe com a precarização trabalhista e o aumento de acidentes devido à exploração dessas empresas.

Os acidentes com entregadores se tornam cada vez mais frequentes. Segundo pesquisa do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, um a cada quatro trabalhadores da categoria já sofreram acidentes. Já de acordo com o Infosiga SP, mais de 40% dos acidentes de trabalho aconteceram com entregadores de aplicativo.

Segundo os entregadores, “as empresas de ‘app’ ainda causam desequilíbrio no setor das entregas rápidas porque não pagam impostos e direitos trabalhistas, não cumprem as Leis Federais 12.009, 12.997 e a 12.436, sonegando também impostos e promovendo concorrência desleal em relação às empresas tradicionais express, que cumprem suas responsabilidades sociais e trabalhistas”.

Fonte: FÓRUM
 
+ Clipagem

Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil: erradicar já para salvar o futuro - O Brasil virou um dos mais importantes exemplos de empenho para a erradicação dessa grave violação dos direitos human

Comentários sobra as recentes mudanças nos currículos de ciências econômicas - Por HENRIQUE PEREIRA BRAGA*Em matéria publicada no jornal Valor econômico são relatadas as reformas cu

+ Notícia

 
AGITRA - Associação Gaúcha dos Auditores Fiscais do Trabalho
home | Fale Conosco | localização | convênios
Av. Mauá, 887, 6ºandar, Centro, Porto Alegre / RS - CEP: 90.010-110
Fones: (51) 3226-9733 ou 3227-1057 - E-mail: agitra@agitra.org.br