Pesquisa Notícias:
   
 
INSTITUCIONAL
Sobre a Agitra
Diretoria
Estatuto Social
 
SERVIÇOS
Verbo
Convênios
Turismo
WikiTrabalho
Pesquisa Conteúdo
Fale Conosco
Acesso Restrito
 
DIÁLOGOS COM A AUDITORIA DO TRABALHO

Segurança e as Novas Tecnologias na Construção Civil

Higiene Ocupacional: Quebrando Paradigmas

Ser delicado é prudente, ser indelicado é estupidez. Criar inimigos inutilmente é uma loucura, é como quem põe fogo à própria casa.
Schopenhauer
30/09/2022

Combatendo as Armadilhas da Meritocracia

A meritocracia é definida no Dicionário Houaiss como um “sistema de recompensa e/ou promoção fundamentado no mérito pessoal”. Essa ideologia se baseia no pressuposto de que, dadas as mesmas oportunidades, a vitória merece ser daqueles que têm mais méritos, são mais virtuosos e se esforçaram mais.

Mas na prática, esse "mérito" não está acessível a todos. Não gozamos das mesmas oportunidades para exercitar nossos talentos e enfrentar os mesmos cenários.

Pense por exemplo no contexto educacional: alunos de uma escola onde faltam merendas terão o mesmo desempenho escolar que alunos que podem realizar três refeições diárias completas?

Escolas que precisam interromper as aulas para proteger seus alunos de tiroteios em zonas de conflito urbano, terão o mesmo desempenho de escolas localizadas em bairros nobres?

A meritocracia, como é praticada hoje, é uma visão injusta e excludente, pois se acreditamos que o sucesso pertence àqueles que “mais merecem”, então assumimos que aqueles que fracassam não são merecedores.

Essa tragédia neoliberal desmantela toda a estrutura de garantia de direitos que sustentam qualquer sociedade, converte direitos em servic¸os, seres humanos em prestadores de servic¸os e classes em indivi´duos.

O novo curso do Instituto Conhecimento Liberta convida você a desenvolver um olhar crítico sobre a meritocracia na sociedade contemporânea. Vem aí “Combatendo as armadilhas da meritocracia” com Suze Piza, Lindener Pareto, Jessé Souza, Frei David e Eduardo Moreira.

O conteúdo debaterá aspectos práticos da meritocracia no trabalho e na sociedade, bem como suas armadilhas e seus resultados: desigualdade econômica, abismo educacional, polarização política e o fim da ideia de bem comum. As aulas incluem o estudo do tema a partir de aspectos históricos, econômicos, filosóficos e sociais.

Anote: o curso “Combatendo as armadilhas da meritocracia” estreia amanhã (30 de setembro) às 11 horas (horário de Brasília).

Para ter acesso a esse e aos mais de 150 cursos nacionais e internacionais do Instituto Conhecimento Liberta nos pilares Cultural, Profissional e Espiritual, acesse o link abaixo, escolha o seu plano de assinatura e faça sua inscrição.

https://icl.com.br/?inf_contact_key=eac21ca5bececc5b3a274094f02042becb2dfb2519c88201cb0488cbdb276db5

Fonte: Instituto Conhecimento Liberta
 
+ Clipagem

+ Notícia

 
AGITRA - Associação Gaúcha dos Auditores Fiscais do Trabalho
home | Fale Conosco | localização | convênios
Av. Mauá, 887, 6ºandar, Centro, Porto Alegre / RS - CEP: 90.010-110
Fones: (51) 3226-9733 ou 3227-1057 - E-mail: agitra@agitra.org.br