Pesquisa Notícias:
   
 
INSTITUCIONAL
Sobre a Agitra
Diretoria
Estatuto Social
 
SERVIÇOS
Verbo
Convênios
Turismo
WikiTrabalho
Pesquisa Conteúdo
Fale Conosco
Acesso Restrito
 
DIÁLOGOS COM A AUDITORIA DO TRABALHO

Segurança e as Novas Tecnologias na Construção Civil

Higiene Ocupacional: Quebrando Paradigmas

O que é um amigo? Uma única alma habitando dois corpos.
Aristóteles
23/09/2022

Entidades encaminham documento com diretrizes para o serviço público

Escrito por: Norian Segatto - Sindicato dos Psicólogos de São Paulo

Dirigentes e representantes de diversas entidades do funcionalismo público das três esferas (federal, estadual e municipal) encaminharam para a Federação Brasil da Esperança, bloco de partidos que apoiam a candidatura Lula, um documento contendo diretrizes e reivindicações do setor, caso as urnas confirmem as pesquisas e a sociedade rechace o projeto neofascista em curso.

O documento avalia que “a redução do tamanho efetivo do Estado, após o golpe de 2016, se deu através de cortes de pessoal e suspensão de concursos para novas contratações e, principalmente a vigência da Emenda Constitucional 95/16 que reduziu drasticamente o orçamento público. Ano após ano as condições de trabalho e de salários vêm sendo precarizadas e, cada vez mais, as atividades administrativas e de carreiras vêm perdendo espaço. Criaram-se lacunas que foram cobertas com o aumento intensivo da terceirização de atividades e variadas formas de precarização dos contratos. Quem mais perde com isso é o povo mais pobre – dois terços da população – que depende integralmente dos serviços públicos para conseguir uma vida melhor”.

Para retomar o papel do Estado de indutor do desenvolvimento nacional, gerador e distribuidor de renda, é necessária a valorização do serviço público, dos servidores e de suas entidades.

A partir deste entendimento, as entidades buscam garantir a retomada dos espaços de diálogo, participação popular e negociação coletiva, passando pela imediata reinstalação das Mesas de Negociação com o funcionalismo e a elaboração de uma proposta negociada de regulamentação da negociação coletiva no setor público.

Principais reivindicações

O documento de três páginas entregue aos representantes da Federação Brasil Esperança destaca diversos pontos para a retomada do diálogo entre governo e funcionalismo, entre elas:

Direito de organização sindical e negociação coletiva

Liberdade e autonomia de organização sindical

Criação de um espaço permanente de diálogo

Regulação da negociação coletiva

Estabelecimento de medidas imediatas que garantam um processo de transição para que os direitos e benefícios sejam mantidos.

Regulação de Mesas de Negociação Permanentes

Democratização das relações de trabalho no serviço público

“Foi uma reunião bastante produtiva e potente”, avalia Fernanda Magano, diretora do SinPsi da Fenapsi (Federação Nacional das/os Psicólogas), uma das entidades que assinam o documento. “Agora, a agenda prioritária é batalhar para não haver segundo turno nas eleições presidenciais e elegermos parlamentares progressistas para podermos, tanto no parlamento como no executivo federal avançarmos em nossa agenda”, conclui Magano.

Fonte: CUT
 
+ Clipagem

Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil: erradicar já para salvar o futuro - O Brasil virou um dos mais importantes exemplos de empenho para a erradicação dessa grave violação dos direitos human

Comentários sobra as recentes mudanças nos currículos de ciências econômicas - Por HENRIQUE PEREIRA BRAGA*Em matéria publicada no jornal Valor econômico são relatadas as reformas cu

+ Notícia

 
AGITRA - Associação Gaúcha dos Auditores Fiscais do Trabalho
home | Fale Conosco | localização | convênios
Av. Mauá, 887, 6ºandar, Centro, Porto Alegre / RS - CEP: 90.010-110
Fones: (51) 3226-9733 ou 3227-1057 - E-mail: agitra@agitra.org.br