Pesquisa Notícias:
   
 
INSTITUCIONAL
Sobre a Agitra
Diretoria
Estatuto Social
 
SERVIÇOS
Verbo
Convênios
Turismo
WikiTrabalho
Pesquisa Conteúdo
Fale Conosco
Acesso Restrito
 
DIÁLOGOS COM A AUDITORIA DO TRABALHO

Segurança e as Novas Tecnologias na Construção Civil

Higiene Ocupacional: Quebrando Paradigmas

Nada pode tornar a alma de uma pessoa mais suave do que a compreensão de sua própria culpa e nada pode tornar um individuo mais duro do que o desejo de estar sempre certo
O Talmude
16/08/2022

O MUNDO DO TRABALHO ESTÁ AGONIZANDO?

Assista a "RICARDO ANTUNES: https://www.youtube.com/watch?v=g9euWoO7dYA&t=6s

Em entrevista ao jornalista Breno Altman, no 20 MINUTOS desta segunda-feira (15/08), o sociólogo e professor Ricardo Antunes localizou a expansão do proletariado atual no setor dos serviços, sobretudo no sul do mundo. "Dizer que o proletariado acabou é uma tese eurocêntrica”, afirmou o autor do livro recém-lançado Capitalismo Pandêmico, que define o estágio presente do capitalismo brasileiro em função da pandemia do coronavírus, do “pandemônio" bolsonarista e da pandemia da uberização disseminada na sociedade.

“A regra número um do capitalismo é que ninguém mais é chamado de operário. Se um CEO, essa figura horrorosa que comanda as empresas, disser que tem operários, ele é demitido. Qual é a jogada sutil da ideia do empreendedorismo? O empreendedor não tem mais direito nenhum. Se ele se acidentar, não tem nenhum direito”, argumenta. “A onda do empreendedorismo vai passar, mas antes disso muita devastação vai acontecer.”

Antunes descreve a transformação maiúscula operada no mundo do trabalho, no qual a precarização afeta todos os segmentos, seja o industrial, o agrícola ou o de serviços: “A grande fábrica como era a de Charlie Chaplin em Tempos Modernos acabou. A Ford do Brasil tinha 7.000 operários só em São Bernardo, e foi embora do Brasil. O complexo da Volkswagen chegou a ter mais de 40 mil operários e hoje tem muito menos que um terço disso. E produz mais, porque é mais robotizada e automatizada.”

 
+ Clipagem

+ Notícia

 
AGITRA - Associação Gaúcha dos Auditores Fiscais do Trabalho
home | Fale Conosco | localização | convênios
Av. Mauá, 887, 6ºandar, Centro, Porto Alegre / RS - CEP: 90.010-110
Fones: (51) 3226-9733 ou 3227-1057 - E-mail: agitra@agitra.org.br