Pesquisa Notícias:
   
 
INSTITUCIONAL
Sobre a Agitra
Diretoria
Estatuto Social
 
SERVIÇOS
Verbo
Convênios
Turismo
WikiTrabalho
Pesquisa Conteúdo
Fale Conosco
Acesso Restrito
 
DIÁLOGOS COM A AUDITORIA DO TRABALHO

Segurança e as Novas Tecnologias na Construção Civil

Higiene Ocupacional: Quebrando Paradigmas

Perdoe os outros por muitas coisas, mas não perdoe a si mesmo por nada.
Publilius Syrus
20/04/2022

Para Antonio Lavareda, big techs ameaçam autonomia dos Estados

O grande desafio político das sociedades atuais é preservar a autonomia dos Estados nacionais frente às big techs — as grandes empresas de tecnologia. Elas praticamente constituem um poder paralelo, já que são grandes grupos de comunicação, têm braços financeiros e as campanhas eleitorais se desenvolvem no seu território (as redes sociais).

Antonio Lavareda, cientista político e sociólogo, participou do Fibe, em LisboaDivulgação

Essa é a visão do sociólogo e cientista político Antonio Lavareda. Em entrevista à ConJur, ele afirmou que a questão será enfrentada de forma mais efetiva por alguns países e menos por outros, mas ressaltou que é "absolutamente impossível" prever como essa relação terá se desenvolvido daqui a cinco anos.

Lavareda esteve no Fórum de Integração Brasil-Europa (Fibe), evento que ocorre em Lisboa e na internet ao longo desta semana, com o tema "Os Desafios do Desenvolvimento: O Futuro da Regulação Estatal".

O sociólogo ainda refletiu sobre a situação do mundo pós-pandemia da Covid-19 com relação à globalização. Por um lado, a guerra na Ucrânia vem promovendo uma integração dos países europeus em uma aliança contra a Rússia, o que "interrompe um processo de globalização mais amplo".

Por outro, houve avanço do ponto de vista sanitário, por meio das instituições de saúde internacionais: "O mundo enfrentou a maior ameaça à sua sobrevivência unido, globalizado". Para Lavareda, é necessário esperar mais tempo para saber qual das duas tendências prevalecerá.

Clique aqui para assistir à entrevista ou veja abaixo: https://www.conjur.com.br/2022-abr-19/antonio-lavareda-big-techs-ameacam-autonomia-estados

 
+ Capa

+ Notícia

 
AGITRA - Associação Gaúcha dos Auditores Fiscais do Trabalho
home | Fale Conosco | localização | convênios
Av. Mauá, 887, 6ºandar, Centro, Porto Alegre / RS - CEP: 90.010-110
Fones: (51) 3226-9733 ou 3227-1057 - E-mail: agitra@agitra.org.br