ublicado por Pedro Zambarda de Araujo - 5 de janeiro de 2022
Apoie o DCM
Veja o Essencial do DCM
Live das 5 – Surto de covid e gripe lota hospitais: Gonzalo Vecina diz o que fazer. Foto: Reprodução/DCMTV/YouTube
Covid é assunto. AO VIVO. Kiko Nogueira e Pedro Zambarda fazem o giro de notícias. Entrevista com Gonzalo Vecina.
LEIA MAIS:
1 – Live das 5 – Bemvindo Sequeira fala do camarão que entupiu Bolsonaro
2 – DCM Ao Meio-Dia: Márcio França alvo de operação policial; Bolsonaro tem alta; o que quer Quaquá atacando Dilma
3 – DCM Café da Manhã: Quaquá volta a atacar Dilma; Rodrigo Maia defende reforma trabalhista após crítica de Lula
Negacionista, governo Bolsonaro minimiza nova onda da Covid
O Governo Bolsonaro segue negacionista e minimiza a chegada de uma possível nova onda da Covid-19. O Palácio do Planalto afirmou que não há consenso técnico ou científico sobre o assunto.
O argumento foi dado pela Subchefia de Articulação e Monitoramento da Casa Civil da Presidência da República. A resposta aconteceu após um pedido feito pelo deputado federal Ivan Valente (PSOL). Ele usou a Lei de Acesso à Informação para ter conhecimento sobre quais eram as ações preventivas que o governo preparava para uma possível nova onda.
“Importante salientar que não existe consenso numa definição técnica, científica e formal para caracterizar quando uma ‘onda’ de uma epidemia cessa e quando outra começa. Além disso, as medidas que cabem à esfera federal não foram relaxadas desde o reconhecimento do estado de calamidade pública. Pelo contrário, se mostram atualmente mais maduras e consolidadas. O que se mostraria efetivo na proteção de eventual ampliação do quadro situacional”, diz trecho do documento. A revelação foi feita pelo Metrópoles.
O mesmo pedido de explicação foi feito para o Ministério da Saúde. A pasta afirmou o seguinte: “O assunto está em fase de avaliação e discussão por parte da equipe técnica deste Ministério”
“Esclarecemos que até o momento de encerramento do prazo legal para resposta da presente demanda, a informação solicitada encontrava-se em curso, estando a decisão sobre o tema em fase preparatória”, completou.