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Leon Tolstoi
14/12/2021

“Empresas terão que se reinventar”, diz advogada sobre novas regras para telemarketing

À CNN, especialista diz que inserção dos dígitos 0303 nos números de telemarketing irá dificultar serviços "indesejados ou agressivos"

As novas regras da Anatel para o funcionamento de serviços de telemarketing vão exigir que as empresas se “reinventem” e que sejam monitoradas para evitar burlagens, avaliou a advogada e especialista em direitos do consumidor Maria Inês Dolci à CNN nesta segunda-feira (13).

A partir de 2022, as empresas deverão acrescentar os dígitos 0303 em seu número de telefone para que fique visível ao consumidor quem está ligando no visor de chamadas.

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Dolci avalia que isso dificultará “um telemarketing indesejado ou agressivo”, uma demanda antiga em relação aos serviços de ligação. “O consumidor está exaurido de receber telemarketing de diversos serviços”, diz.

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Para a especialista, o consumidor e as entidades regulatórias deverão atuar no monitoramento das normas, já que, no passado, iniciativas como a do “Não Perturbe”, implementadas pelos Procons de diversos estados, acabaram sendo burladas pelas empresas.

“[A nova regra] terá que ser muito bem acompanhada para que haja denúncias, fiscalização e punição, principalmente para que ela seja obedecida e para que as empresas não burlem essas regras”, afirma.

“O mais importante é que isso vai dificultar para as empresas, que vão ter que criar uma nova forma de telemarketing menos invasiva e indesejada. O consumidor vai olhar o número e atender quando ele quiser”, diz Maria Inês Dolci.

Além disso, a implementação também deverá destacar novamente o papel da segurança dos dados dos consumidores, que estão sob escrutínio da Lei Geral da Proteção de Dados.

O compartilhamento de números de telefone com outros serviços, por exemplo, pode ser rastreado pelo consumidor se assim ele desejar.

Na visão da advogada, com todo esse arcabouço, as empresas e as entidades reguladoras deverão agir por “princípios” a fim de preservar a segurança dos dados e da disponibilidade dos números com 0303 na frente, para que se evitem golpes e compartilhamentos inadequados de dados.

“As empresas vão ter que cuidar da imagem delas porque dependem do consumidor para se manter em pé no mercado”, avalia Maria Inês Dolci.

Fonte: CNN Brasil
 
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