Pesquisa Notícias:
   
 
INSTITUCIONAL
Sobre a Agitra
Diretoria
Estatuto Social
 
SERVIÇOS
Verbo
Convênios
Turismo
WikiTrabalho
Pesquisa Conteúdo
Fale Conosco
Acesso Restrito
 
DIÁLOGOS COM A AUDITORIA DO TRABALHO

Segurança e as Novas Tecnologias na Construção Civil

Higiene Ocupacional: Quebrando Paradigmas

Aconselho que se case.Se o faz será um homem feliz, se não o faz será filósofo.
Sócrates
09/12/2021

Entidades do Fonacate ingressam como amicus curiae em ADIn que questiona o Decreto 10.620/2021

O Sinal, juntamente com as demais entidades do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), ingressou como amicus curiae na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIn) 6767, contra o Decreto 10.620/2021, que versa sobre “a competência para a concessão e a manutenção das aposentadorias e pensões do regime próprio de previdência social da União”. De acordo com o referido Decreto, as atividades referentes às aposentadorias e pensões dos servidores do BC serão transferidas para o INSS.

No documento (confira aqui) em que solicitou o ingresso como amicus curiae, a assessoria jurídica do Fórum discorreu sobre as violações ao texto da Carta Magna contidas no Decreto. “Seja pela vedação prevista no § 20 do art. 40 da Constituição, seja pelo desvio de finalidade das competências do INSS ou pela falta de ato de delegação motivado em legítimo fator de discrímen, o Decreto n. 10.620/21, por violar dispositivos da Carta Magna, é inconstitucional”, destaca a petição.

“O Decreto criou uma diferenciação entre servidores da administração direta e servidores de autarquias e fundações. São todos vinculados ao mesmo regime previdenciário, que deve ser gerido pela mesma entidade gestora”, explica a assessora jurídica do Fonacate, Larissa Benevides.

Em outra frente

O Sinal mantém a luta contra o Decreto 10.620/2021 também em outra frente. Atendendo ao pedido feito pelo Sindicato, o Banco Central do Brasil ficou no fim da fila das entidades que farão o processo de transição, com as tratativas junto ao INSS previstas para setembro de 2022.

O prazo maior permite que o Sinal intensifique os diálogos com a Administração do BC e outras instâncias decisórias, com vistas a impedir que a medida afete o corpo funcional da Autarquia.

Fonte: SINAL
 
+ Clipagem

Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil: erradicar já para salvar o futuro - O Brasil virou um dos mais importantes exemplos de empenho para a erradicação dessa grave violação dos direitos human

Comentários sobra as recentes mudanças nos currículos de ciências econômicas - Por HENRIQUE PEREIRA BRAGA*Em matéria publicada no jornal Valor econômico são relatadas as reformas cu

+ Notícia

 
AGITRA - Associação Gaúcha dos Auditores Fiscais do Trabalho
home | Fale Conosco | localização | convênios
Av. Mauá, 887, 6ºandar, Centro, Porto Alegre / RS - CEP: 90.010-110
Fones: (51) 3226-9733 ou 3227-1057 - E-mail: agitra@agitra.org.br