Pesquisa Notícias:
   
 
INSTITUCIONAL
Sobre a Agitra
Diretoria
Estatuto Social
 
SERVIÇOS
Verbo
Convênios
Turismo
WikiTrabalho
Pesquisa Conteúdo
Fale Conosco
Acesso Restrito
 
DIÁLOGOS COM A AUDITORIA DO TRABALHO

Segurança e as Novas Tecnologias na Construção Civil

Higiene Ocupacional: Quebrando Paradigmas

Quem não duvida, não examina; quem não examina, não percebe; e quem não percebe, permanece na cegueira e na confusão.
Al-Ghazali
23/08/2021

Os sindicatos são necessários

Escrito po: Cláudia Franco

Depois de 25 anos de luta, finalmente estamos no limiar da aprovação de um Piso Salarial no Senado, graças à mobilização dos sindicatos em todo país, em conjunto com outras entidades profissionais

A Casa Branca anunciou nesta semana que o presidente dos EUA, Joe Biden, está criando uma força-tarefa para fortalecer as relações trabalhistas e os sindicatos. A força-tarefa será liderada pela vice, Kamala Harris, e pelo secretário do Trabalho nos EUA, Marty Walsh. Enquanto isso, no Brasil, a Reforma Trabalhista enfraqueceu sindicatos e o atual governo quer precarizar ainda mais as relações de trabalho.

Ora, se um país de economia liberal como os EUA entende que as relações trabalhistas devem ser fortalecidas e estimula a negociação com os sindicatos, é porque este parece ser um bom caminho, não?

Os sindicatos são importantes para a sociedade e ajudam a construir economias mais fortes e justas. São os sindicatos que negociam o que não está na lei, beneficiando, assim, um conjunto de trabalhadores de uma mesma categoria, em questões como horas-extra, auxílio para educação, vale-alimentação e muitos outros benefícios. Nada disso é garantido na legislação, mas é na mesa de negociação que esses pleitos são debatidos e conquistados.

Os sindicatos também mobilizam e chamam a atenção da sociedade para temas fundamentais. Na área da Saúde, por exemplo, neste ano estamos conseguindo fazer a sociedade enxergar a Enfermagem, categoria tão fundamental nesta pandemia, mas antes invisível. Depois de 25 anos de luta, finalmente estamos no limiar da aprovação de um Piso Salarial no Senado, graças à mobilização dos sindicatos em todo país, em conjunto com outras entidades profissionais.

Muito se associa os sindicatos à política e, de fato, muitas das lideranças sindicais têm atuação em partidos políticos, de diferentes prismas ideológicos. No nosso sindicato, por exemplo, temos na mesma diretoria pessoas de esquerda, centro e de direita. E todas lutam em defesa dos interesses comuns da categoria.

Os sindicatos atuam na chamada Micropolítica, que constitui a esfera de atuação das entidades que representam interesses variados e interferem, com sua pressão, na Macropolítica.

Neste 01 de maio, é importante fazer essa reflexão, antes de sair criticando a atuação dos sindicatos. Os sindicatos são necessários no contexto atual. Pense nisso

.

Cláudia Franco é enfermeira e presidente do SERGS - Sindicato

dos Enfermeiros do Rio Grande do Sul

 
+ Capa

+ Notícia

 
AGITRA - Associação Gaúcha dos Auditores Fiscais do Trabalho
home | Fale Conosco | localização | convênios
Av. Mauá, 887, 6ºandar, Centro, Porto Alegre / RS - CEP: 90.010-110
Fones: (51) 3226-9733 ou 3227-1057 - E-mail: agitra@agitra.org.br