Pesquisa Notícias:
   
 
INSTITUCIONAL
Sobre a Agitra
Diretoria
Estatuto Social
 
SERVIÇOS
Verbo
Convênios
Turismo
WikiTrabalho
Pesquisa Conteúdo
Fale Conosco
Acesso Restrito
 
DIÁLOGOS COM A AUDITORIA DO TRABALHO

Segurança e as Novas Tecnologias na Construção Civil

Higiene Ocupacional: Quebrando Paradigmas

Quem não duvida, não examina; quem não examina, não percebe; e quem não percebe, permanece na cegueira e na confusão.
Al-Ghazali
28/06/2021

Para entender como o Agronegócio tomou o Estado

Livro recém-lançado pela Editora Elefante investiga as origens do agribusiness – e, dando nomes aos bois, mostra como ruralistas impuseram uma agenda de retrocessos ao Brasil. Quem colabora com nosso jornalismo tem 25% de desconto

LIVROS

por Redação

Formação política do agronegócio, de Caio Pompeia, publicado pela Editora Elefante esquadrinha os meandros políticos do autoproclamado setor mais importante da economia nacional: da origem do conceito de agribusiness na Universidade Harvard, na década de 1950, até os primeiros anos do governo Jair Bolsonaro, passando pelas disputas internas entre entidades que representam o agronegócio brasileiro dentro e fora das fazendas, o autor explica em detalhes, dando nome aos bois, como o agro adentrou o Estado e impôs sua agenda ao país, com sucessivos intentos de passar o trator sobre a reforma agrária, os direitos indígenas, a preservação do meio ambiente e a vontade das urnas.

A análise tem três camadas principais, inter-relacionadas no trabalho: líderes e instituições; programas; e relações com o Estado. A obra se fundamenta em diálogo entre a pesquisa de doutorado homônima em Antropologia Social (realizada na Universidade Estadual de Campinas, entre 2013 e 2018, e na Universidade de Harvard, em 2017) e análises posteriores (feitas no âmbito do pós-doutorado na Universidade de São Paulo, entre 2019 e 2021, com fundamento em trabalho de campo conduzido sobretudo no IPA e no Congresso Nacional, mas também na CNA e na Coalizão).

Outras Palavras e Editora Elefante oferecem 25% de desconto em toda a loja para quem ajuda a financiar nosso jornalismo de profundidade. São diversos títulos, de literatura e quadrinhos a teoria e ensaio políticos, incluindo o Formação política do agronegócio. Veja mais aqui. Se você colabora com Outros Quinhentos, nosso programa de financiamento, receberá por e-mail o cupom para descontos imperdíveis.

Não sabe o que é o Outros Quinhentos?

Somos, desde 2013, o primeiro caso brasileiro de site sustentado essencialmente por seus leitores. Por meio do programa Outros Quinhentos, você contribui com nosso jornalismo de profundidade, apoia sua ampliação e participa de nossa rede de parceiros, orientada por lógicas opostas às de mercado.

É um embrião de rede de Economia Solidária. O espaço publicitário do site é oferecido, gratuitamente, a produtores de Cultura e Agroecologia. Eles não pagam em dinheiro, mas com seus produtos e serviços – compartilhados com nossos apoiadores. São gratuidades e descontos expressivos em livros, cursos, assinaturas de revistas, restaurantes, espetáculos etc.

Fonte: Outrosquinhentos
 
+ Capa

+ Notícia

 
AGITRA - Associação Gaúcha dos Auditores Fiscais do Trabalho
home | Fale Conosco | localização | convênios
Av. Mauá, 887, 6ºandar, Centro, Porto Alegre / RS - CEP: 90.010-110
Fones: (51) 3226-9733 ou 3227-1057 - E-mail: agitra@agitra.org.br