Pesquisa Notícias:
   
 
INSTITUCIONAL
Sobre a Agitra
Diretoria
Estatuto Social
 
SERVIÇOS
Verbo
Convênios
Turismo
WikiTrabalho
Pesquisa Conteúdo
Fale Conosco
Acesso Restrito
 
DIÁLOGOS COM A AUDITORIA DO TRABALHO

Segurança e as Novas Tecnologias na Construção Civil

Higiene Ocupacional: Quebrando Paradigmas

Quanto mais espiritual o individuo faz a sua vida, menos medo ele terá da morte. Para uma pessoa espiritual a morte significa libertar o espírito do corpo. Tal pessoa sabe que as coisas com as quais vive não podem ser destruidas
Leon Tolstoi
07/04/2021

Não tema a AstraZeneca, os riscos são mínimos

David Spiegelhalter e Anthony Masters

Reguladores de saúde disseram que não há risco aumentado de trombose com a vacina de Covid, mas o dano já foi feito?

As estatísticas sobre a vacina Oxford / AstraZeneca dominaram as notícias, com a preocupação com a formação de coágulos sanguíneos levando muitos países europeus a suspender seu uso.

Então, na quinta-feira, a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) e a Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde (MRHA) do Reino Unido declararam que não havia risco geral de aumento de tromboses, mas continuavam observando um tipo raro de coagulação associada a plaquetas baixas , particularmente no cérebro.

De quase 12 milhões de vacinações Oxford / AZ até 7 de março, o sistema de “cartão amarelo” do Reino Unido registrou 61.000 relatórios detalhando 228.000 reações, cerca do dobro da taxa para a vacina Pfizer / BioNTech. Tem havido um grande número de efeitos colaterais imediatos, como dor, náusea, fadiga, dor de cabeça e febre, com outros relatos notáveis, incluindo palpitações (1.318), “sensação de nervosismo” (10), “gritos” (4), frieiras (10 ), envenenamento por álcool (2), aumento da libido (1), diminuição da libido (1) e um notável relato de gravidez após a vacinação. Mas alguns foram eventos sérios, incluindo 289 mortes logo após o jab, e todos eles foram examinados com cuidado.

Advertisement

Cada decisão tem vantagens e desvantagens. Ambas as vacinas do Reino Unido tiveram mais de 200 reações alérgicas graves (anafilaxia), razão pela qual temos que sentar por 15 minutos após a injeção. Portanto, é razoável que, em vez de dizer que a vacina é “segura”, a EMA e a MRHA enfatizem que os benefícios da vacina superam os riscos de efeitos colaterais.

No Reino Unido, houve uma dessas raras reações sanguíneas em jabs de 2 milhões. Mas para cada 2 milhões de pessoas em seus 50 anos recebendo uma vacina, o grupo atual sendo vacinado, esperamos evitar cerca de cinco mortes por semana. A proporção de benefícios para danos é alta, e ainda mais alta na Europa continental, quando a terceira onda começa.

A pausa “preventiva” em muitos países pode significar um aumento da hesitação à vacinação. A França passou de inicialmente não aprovar a vacina Oxford / AZ para maiores de 65 anos, para pausá-la para todos, para agora não aprová-la para menores de 55 anos. Não seria surpreendente se as pessoas ficassem confusas com isso. A confiança pode se estilhaçar como vidro e ser difícil de refazer.

David Spiegelhalter é presidente do Winton Center for Risk and Evidence Communication em Cambridge. Anthony Masters é embaixador estatístico da Royal Statistical Society

Fonte: The Guardian
 
+ Capa

+ Notícia

 
AGITRA - Associação Gaúcha dos Auditores Fiscais do Trabalho
home | Fale Conosco | localização | convênios
Av. Mauá, 887, 6ºandar, Centro, Porto Alegre / RS - CEP: 90.010-110
Fones: (51) 3226-9733 ou 3227-1057 - E-mail: agitra@agitra.org.br