Pesquisa Notícias:
   
 
INSTITUCIONAL
Sobre a Agitra
Diretoria
Estatuto Social
 
SERVIÇOS
Verbo
Convênios
Turismo
WikiTrabalho
Pesquisa Conteúdo
Fale Conosco
Acesso Restrito
 
DIÁLOGOS COM A AUDITORIA DO TRABALHO

Segurança e as Novas Tecnologias na Construção Civil

Higiene Ocupacional: Quebrando Paradigmas

Quanto mais espiritual o individuo faz a sua vida, menos medo ele terá da morte. Para uma pessoa espiritual a morte significa libertar o espírito do corpo. Tal pessoa sabe que as coisas com as quais vive não podem ser destruidas
Leon Tolstoi
14/01/2021

Anvisa: entre 5 diretores que decidirão sobre vacina, 3 foram indicados por Bolsonaro

No próximo domingo, com transmissão ao vivo, ocorrerá a votação sobre os pedidos de uso emergencial da medicação

BrasildeFato – A Diretoria Colegiada da Anvisa se reunirá no próximo domingo (17) para decidir sobre os pedidos de uso emergencial das vacinas da Fiocruz e do Instituto Butantan contra a covid-19. A reunião será transmitida ao vivo pelo órgão. Ao todo, cinco diretores da Anvisa votarão sobre a liberação do medicamento.

Dos cinco dirigentes, três foram indicados pelo presidente Jair Bolsonaro: Antônio Barra Torres, que é presidente da Anvisa, Cristiane Rosa Jourdan Gomes e Romison Rodrigues Mota. O quarto integrante, Alex Machado Campos, é uma indicação do centrão. Somente uma diretora, Meiruze Sousa Freitas, é servidora de carreira da agência.

Perfil

Torres sempre esteve aliado com a conduta negacionista adotada por Bolsonaro, em relação à covid-19. Em 15 de março de 2020, o presidente da Anvisa participou de uma manifestação ao lado do presidente sem utilizar a máscara, equipamento recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para coibir a contaminação do vírus.

Com formação médica pela Fundação Técnico-Educacional Souza Marques, Torres ingressou na carreira militar e está há 33 anos na Marinha, onde chegou ao posto contra-almirante, o terceiro na hierarquia. Sua indicação à direção da Anvisa foi feita pelo presidente.

No grupo de diretores da Anvisa indicado por Bolsonaro, está, também, Cristiane Rose Jourdan Gomes, médica especialista em endocrinologia, com graduação em Direito e que dirigia o Hospital Federal de Bonsucesso (RJ) até agosto de 2020.

Em suas redes sociais, Gomes expressava o alinhamento ideológico com Bolsonaro. A médica chegou a postar links com textos defendendo o uso da hidroxicloroquina, criticando a imprensa e o Supremo Tribunal Federal (STF). Durante o ano de 2020, a diretora da Anvisa também condenou os grupos antifascistas, que foram às ruas protestar contra o presidente.

O último dos indicados por Bolsonaro é Romison Rodrigues Mota, economista por formação e servidor da Anvisa desde 2005. Mota porém sempre ocupou cargos administrativos dentro do órgão. Antes de ser nomeado para a diretoria colegiada, era gerente geral de gestão administrativa e financeira.

Leia também: Eficácia da CoronaVac é de 50,38%, semelhante à das vacinas contra gripe e tuberculose

O advogado Alex Machado Campos fez sua carreira como servidor na Câmara dos Deputados. Mas ganhou visibilidade em Brasília quando chefiou o gabinete de Luiz Henrique Mandetta, ex-ministro da Saúde. De lá, teria sido indicado ao cargo na Anvisa pelo centrão, de acordo com o jornal Estado de Minas.

Meiruze Sousa Freitas é formada em tecnologia farmacêutica e está na Anvisa desde 2007, com ampla experiência em projetos técnicos da agência. No órgão, já ocupou o cargo de diretora-adjunta.

Fonte: Blog do Servidor
 
+ Clipagem

Brasil vive apagão estatístico sobre mercado de trabalho - Sem dados de IBGE, Caged e seguro-desemprego, país pode ficar sem saber dano do coronavírusFernanda Brigatti

Reforma da Previdência - 44 coisas que você não pode deixar de saber - Leiam a matéria em anexo. Repense, reavalie esta Reforma da Previdência proposta. Faça sua parte, ajude na di

Negociação coletiva é importante para patrão e empregados - Por André F. WatanabeO mundo do trabalho passa por constantes mudanças. Com elas, os desafios de compreender qu

Carreiras de Estado repudiam estratégia do governo de culpar servidor pela crise econômica - O Fórum das Carreiras de Estado (Fonacate) divulgou nesta sexta-feira (1º) nota à imprensa e à sociedade repudiando a es

ANFIP - TCU suspende pagamento de bônus para aposentados - A ANFIP publicou matéria sobre a suspensão do pagamento de bônus para aposentados e pensionista. A notícia está assim re

+ Notícia

 
AGITRA - Associação Gaúcha dos Auditores Fiscais do Trabalho
home | Fale Conosco | localização | convênios
Av. Mauá, 887, 6ºandar, Centro, Porto Alegre / RS - CEP: 90.010-110
Fones: (51) 3226-9733 ou 3227-1057 - E-mail: agitra@agitra.org.br