Pesquisa Notícias:
   
 
INSTITUCIONAL
Sobre a Agitra
Diretoria
Estatuto Social
 
SERVIÇOS
Verbo
Convênios
Turismo
WikiTrabalho
Pesquisa Conteúdo
Fale Conosco
Acesso Restrito
 
DIÁLOGOS COM A AUDITORIA DO TRABALHO

Segurança e as Novas Tecnologias na Construção Civil

Higiene Ocupacional: Quebrando Paradigmas

Afastar-se da média é afastar-se da humanidade; a grandeza da alma humana consiste em saber manter-se ali.
Pascal, Pensés, I,9,17
17/02/2020

SENADO: “O QUE ESTÁ EM JOGO É DESTRUIÇÃO DO ESTADO DE BEM-ESTAR SOCIAL”

Durante o evento foi lançado oficialmente o estudo “O Lugar do Funcionalismo Estadual e Municipal no Setor Público Nacional".

O presidente do Fonacate e do Unacon Sindical, Rudinei Marques, participou na manhã desta terça-feira (11) de audiência pública na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado Federal para discutir a reforma administrativa.

Como não poderia deixar de ser, a fala do ministro Paulo Guedes, que, na última sexta, 7, comparou os servidores públicos a parasitas, foi repercutida na audiência. Aproveitando que o evento foi transmitido em tempo real pela TV Senado, Marques avisou que o pedido de desculpas do ministro, divulgado pelos veículos de imprensa ontem, não repara o dano causado e lembrou, inclusive, que a categoria está há um ano sob ataques. “Nós estamos aqui com a representação que vamos, na sequência, protocolar na Comissão de Ética da Presidência da República para que seja instaurado inquérito para apuração da violação ética cometida pelo ministro, que é um agente público”, considerou.

O presidente ressaltou também que, embora o ataque pareça ser endereçado apenas aos servidores, o que está em jogo é a destruição do estado de bem-estar social. “Temos quase 2 milhões de brasileiros na fila do INSS sofrendo a espera de suas aposentadorias. Estamos na iminência de viver um apagão em todo no serviço público por falta de pessoal”, advertiu.

LANÇAMENTO

Ainda durante o evento, foi lançado oficialmente o estudo “O Lugar do Funcionalismo Estadual e Municipal no Setor Público Nacional”, da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público em parceria com o Fonacate. A publicação é uma nova tentativa de fundamentar, a partir de dados, as discussões em torno da reforma administrativa. Na mesa da audiência, os organizadores do estudo, José Celso Cardoso, presidente da Afipea, e Bráulio Cerqueira, secretário executivo do Unacon, rebateram mitos que têm sido propagados pelo governo.

“Não houve uma explosão do gasto público com pessoal nos últimos anos. Na verdade, o gasto em relação ao PIB se mantém estável há décadas. Todos os argumentos que estão sendo colocados pelo governo se contrapõem à gênese da natureza democrática. Não existe um projeto de desenvolvimento por trás disso, é apenas uma ideia simplória de reducionismo”, ponderou Cardoso. Opinião compartilhada também pelo secretário executivo do Unacon Sindical. Para Bráulio, os objetivos da reforma se limitam à compressão do gasto público e à minimização do Estado.

“O governo afirma que o serviço público se distancia da realidade da população, mas a maior parte dos servidores, conforme demostra o estudo, está alocada nos municípios, mais especificamente, nas áreas de Educação, Saúde e Segurança Pública. Isso parece estar deslocado da realidade brasileira?”, questionou.

COMISSÃO DE ÉTICA

Após o evento, os dirigentes seguiram em caminhada até o Palácio do Planalto para o protocolo simbólico da representação contra Guedes.

Fonte: fONACATE
 
+ Clipagem

Reforma da Previdência - 44 coisas que você não pode deixar de saber - Leiam a matéria em anexo. Repense, reavalie esta Reforma da Previdência proposta. Faça sua parte, ajude na di

Negociação coletiva é importante para patrão e empregados - Por André F. WatanabeO mundo do trabalho passa por constantes mudanças. Com elas, os desafios de compreender qu

Carreiras de Estado repudiam estratégia do governo de culpar servidor pela crise econômica - O Fórum das Carreiras de Estado (Fonacate) divulgou nesta sexta-feira (1º) nota à imprensa e à sociedade repudiando a es

ANFIP - TCU suspende pagamento de bônus para aposentados - A ANFIP publicou matéria sobre a suspensão do pagamento de bônus para aposentados e pensionista. A notícia está assim re

Dívida Explode. Por que? - Dívida explode. Por que?Auditoria Cidadã da Dívida25/7/2017Hoje os jornais alegam que a dívida pública federal

+ Notícia

 
AGITRA - Associação Gaúcha dos Auditores Fiscais do Trabalho
home | Fale Conosco | localização | convênios
Av. Mauá, 887, 6ºandar, Centro, Porto Alegre / RS - CEP: 90.010-110
Fones: (51) 3226-9733 ou 3227-1057 - E-mail: agitra@agitra.org.br