Pesquisa Notícias:
   
 
INSTITUCIONAL
Sobre a Agitra
Diretoria
Estatuto Social
 
SERVIÇOS
Verbo
Convênios
Turismo
WikiTrabalho
Pesquisa Conteúdo
Fale Conosco
Acesso Restrito
 
DIÁLOGOS COM A AUDITORIA DO TRABALHO

Segurança e as Novas Tecnologias na Construção Civil

Higiene Ocupacional: Quebrando Paradigmas

O sabio que tudo sabe é aquele que sabe que nada sabe.
Platão
17/09/2019

Previdência: com 580 emendas, termina nesta 2ª quinta sessão de discussão; texto volta à CCJ

A 5ª e última sessão de discussão da reforma da Previdência (PEC 6/19) no plenário do Senado acontece nesta segunda-feira (16). O relator, senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), oferece parecer às emendas apresentadas em plenário, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na quinta-feira (19).

Conforme calendário já definido, vai haver pedido de vista e a votação na CCJ vai ocorrer na próxima terça-feira (24). No mesmo dia, o plenário vota a matéria em 1º turno. Para evitar atrasos na votação, Jereissati vai retirar as 2 alterações que havia feito em seu parecer, envolvendo trabalhadores informais e estados e municípios.

Encerra-se na quarta-feira (18) a fase de discussões da PEC Paralela da Previdência (PEC 133/19). O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP) anunciou, na última quinta-feira (12), acordo para concluir ainda este ano a tramitação da PEC na Casa.

No entanto, não há consenso entre os parlamentares sobre o conteúdo da proposta, que, entre outras mudanças, reinclui estados e municípios na reforma, em particular na Câmara dos Deputados.

COMISSÃO MISTA

MP 889/19: novas regras de saque do PIS e do FGTS

Colegiado que analisa as novas regras para saques nas contas ativas e inativas do FGTS e das cotas de PIS/Pasep promove 2 audiências públicas nesta semana. As novas regras fazem parte da MP 889/19.

De acordo com a MP, desde 19 de agosto, qualquer titular de conta individual no PIS/Pasep – ou seus dependentes, se for o caso – pode sacar o saldo integral. Esses fundos atendiam trabalhadores com carteira assinada ou servidores públicos até 1988. Leia mais

CÂMARA DOS DEPUTADOS

COMISSÃO DE LEGISLAÇÃO PARTICIPATIVA

Endividamento dos brasileiros

O endividamento das famílias e a retomada do crescimento é o tema da audiência que o colegiado realiza, nesta quarta-feira (18), a pedido dos deputados do PT, Alencar Santana Braga (SP), Reginaldo Lopes (MG) e Ênio Verri (PR). A audiência vai ser realizada no plenário 3, a partir das 15h30.

SENADO FEDERAL

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTILA E CIDADANIA

Reforma tributária

O relator da reforma tributária (PEC 110/19) na CCJ do Senado, senador Roberto Rocha (PSDB-MA), apresenta seu parecer esta semana. Em debate na Confederação Nacional dos Transportes (CNT), Rocha antecipou que excluirá da reforma a criação de impostos seletivos, que seriam cobrados sobre bens específicos, como cigarros e bebidas alcoólicas, e que mudará o “fundo de desenvolvimento regional” proposto pelos governadores para fundo de desenvolvimento. Ele acredita ser possível votar a reforma no Senado em outubro.

COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE

Programa Future-se em debate

Colegiado realiza, na terça-feira (17), às 14h, audiência pública para debater o programa Future-se, nova proposta do governo para o ensino superior. A audiência foi solicitada pelos senadores Veneziano Vital do Rêgo (PSB-PB), Chico Rodrigues (DEM-RR) e Flávio Arns (Rede-PR).

O debate será sobre a modificação da estrutura de financiamento das universidades federais. O Future-se, segundo proposta do Ministério da Educação, amplia a participação de recursos privados como parte das receitas disponíveis às instituições. O contingenciamento de recursos que atinge o setor será outro tema em discussão.

O programa foi lançado pelo Ministério da Educação para promover maior autonomia financeira nas universidades e institutos federais, por meio de incentivo à captação de recursos próprios e ao empreendedorismo.

A audiência vai ser no plenário 15 da Ala Senador Alexandre Costa.

 
+ Clipagem

Reforma da Previdência - 44 coisas que você não pode deixar de saber - Leiam a matéria em anexo. Repense, reavalie esta Reforma da Previdência proposta. Faça sua parte, ajude na di

Negociação coletiva é importante para patrão e empregados - Por André F. WatanabeO mundo do trabalho passa por constantes mudanças. Com elas, os desafios de compreender qu

Carreiras de Estado repudiam estratégia do governo de culpar servidor pela crise econômica - O Fórum das Carreiras de Estado (Fonacate) divulgou nesta sexta-feira (1º) nota à imprensa e à sociedade repudiando a es

ANFIP - TCU suspende pagamento de bônus para aposentados - A ANFIP publicou matéria sobre a suspensão do pagamento de bônus para aposentados e pensionista. A notícia está assim re

Dívida Explode. Por que? - Dívida explode. Por que?Auditoria Cidadã da Dívida25/7/2017Hoje os jornais alegam que a dívida pública federal

+ Notícia

 
AGITRA - Associação Gaúcha dos Auditores Fiscais do Trabalho
home | Fale Conosco | localização | convênios
Av. Mauá, 887, 6ºandar, Centro, Porto Alegre / RS - CEP: 90.010-110
Fones: (51) 3226-9733 ou 3227-1057 - E-mail: agitra@agitra.org.br