Pesquisa Notícias:
   
 
INSTITUCIONAL
Sobre a Agitra
Diretoria
Estatuto Social
 
SERVIÇOS
Verbo
Convênios
Turismo
WikiTrabalho
Pesquisa Conteúdo
Fale Conosco
Acesso Restrito
 
DIÁLOGOS COM A AUDITORIA DO TRABALHO

Segurança e as Novas Tecnologias na Construção Civil

Higiene Ocupacional: Quebrando Paradigmas

Pessimista é um otimista bem informado.
Autor Desconhecido
16/04/2019

Ipea: Gastos com servidores cresceram quase três vezes mais que o PIB em 2018

As despesas com inativos subiram 7,6% em 2018, enquanto os gastos com funcionários ativos aumentaram 0,7%; relatório foi divulgado nesta segunda-feira, 15

118

RIO - Os gastos com servidores ativos e inativos tiveram um aumento real médio de 2,9% em 2018, na comparação com 2017, segundo informações de 23 Unidades da Federação, calculou o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgadas nesta segunda-feira, 15.

O resultado é quase três vezes superior ao crescimento de 1,1% registrado pelo Produto Interno Bruto (PIB) no ano passado, lembrou o instituto. Segundo os Indicadores Ipea de Gastos com Pessoal, as despesas com inativos subiram 7,6% em 2018, enquanto os gastos com funcionários ativos aumentaram 0,7%.

PIB PMEs

Estudo foi divulgado nesta segunda-feira, 15 Foto: SERGIO NEVES|Estadão

“Os dados refletem dois fenômenos interligados. O primeiro é o elevado ritmo de crescimento das novas aposentadorias verificado nos últimos anos – reflexo, em grande medida, do ciclo de contratações de servidores públicos ocorrido nos anos 1980 e nos anos 1990, até a renegociação das dívidas estaduais em 1997. O segundo é a não reposição de parte significativa dos postos de trabalho antes ocupados pelos recém-aposentados”, escreveu o Ipea, em nota técnica.

PUBLICIDADE

inRead invented by Teads

Os gastos com pessoal ultrapassaram R$ 373 bilhões em 2018, incluindo servidores ativos e inativos. Apenas Rio de Janeiro e Sergipe não elevaram as despesas com inativos no ano passado. Rondônia (22,8%) e Tocantins (17,1%) foram os estados que registraram maior crescimento nas despesas com inativos no ano passado.

Quanto aos servidores ativos, 14 estados tiveram crescimento nos gastos em relação a 2017, especialmente o Ceará (12,79%) e o Pará (8,52%).

O levantamento do Ipea não inclui gastos com pessoal ativo no Amapá, Piauí, Rio Grande do Norte e Roraima. Também não foi possível construir indicadores de gastos com servidores inativos nestes Estados.

Segundo Cláudio Hamilton dos Santos, um dos autores do estudo, chama atenção o fato de vários estados terem apresentado elevações nos gastos com ativos, o que não vinha ocorrendo em anos recentes.

“Talvez por ter sido um ano eleitoral, o fato é que vários estados apresentaram pequenos aumentos nos quadros de servidores estatutários em 2018”, observou Santos, em nota oficial.

Os estados de Minas Gerais e Rio Grande do Sul têm mais servidores inativos do que ativos. Minas encerrou 2018 com 283.614 inativos e 245.319 ativos, enquanto o RS tinha 167.532 inativos e 107.906 ativos.

 
+ Clipagem

Reforma da Previdência - 44 coisas que você não pode deixar de saber - Leiam a matéria em anexo. Repense, reavalie esta Reforma da Previdência proposta. Faça sua parte, ajude na di

Negociação coletiva é importante para patrão e empregados - Por André F. WatanabeO mundo do trabalho passa por constantes mudanças. Com elas, os desafios de compreender qu

Carreiras de Estado repudiam estratégia do governo de culpar servidor pela crise econômica - O Fórum das Carreiras de Estado (Fonacate) divulgou nesta sexta-feira (1º) nota à imprensa e à sociedade repudiando a es

ANFIP - TCU suspende pagamento de bônus para aposentados - A ANFIP publicou matéria sobre a suspensão do pagamento de bônus para aposentados e pensionista. A notícia está assim re

Dívida Explode. Por que? - Dívida explode. Por que?Auditoria Cidadã da Dívida25/7/2017Hoje os jornais alegam que a dívida pública federal

+ Notícia

 
AGITRA - Associação Gaúcha dos Auditores Fiscais do Trabalho
home | Fale Conosco | localização | convênios
Av. Mauá, 887, 6ºandar, Centro, Porto Alegre / RS - CEP: 90.010-110
Fones: (51) 3226-9733 ou 3227-1057 - E-mail: agitra@agitra.org.br