Pesquisa Notícias:
   
 
INSTITUCIONAL
Sobre a Agitra
Diretoria
Estatuto Social
 
SERVIÇOS
Verbo
Convênios
Turismo
WikiTrabalho
Pesquisa Conteúdo
Fale Conosco
Acesso Restrito
 
DIÁLOGOS COM A AUDITORIA DO TRABALHO

Segurança e as Novas Tecnologias na Construção Civil

Higiene Ocupacional: Quebrando Paradigmas

A compaixão em relação aos animais é tão intimamente ligada à bondade que se pode em verdade dizer que ninguém é verdadeiramente bom se for cruel com os animais. A compaixão em relação aos animais vem da mesma fonte que a compaixão em relação às pessoas.
A. Schopenhauer
04/09/2018

Congresso faz 3º e último esforço concentrado antes das eleições

Nesta semana, o Congresso Nacional realiza o 3º e último esforço concentrado antes das eleições de outubro. A agenda do plenário da Câmara dos Deputados, cujas sessões estão agendadas para terça (4) e quarta-feira (5), inclui entre outras proposições, o projeto (PL 2.724/15) que permite controle de empresas aéreas nacionais por capital estrangeiro.

congresso nacional 13 03 17

Leia também:

Pauta do Congresso, esforço concentrado e as eleições de outubro

Câmara realiza 2ª semana de esforço concentrado antes das eleições

De acordo com o substitutivo do deputado Paulo Azi (DEM-BA), o capital social das companhias aéreas com sede no Brasil poderá ser totalmente estrangeiro, situação que ocorre sem restrições apenas em poucos países, como Colômbia, Bolívia e Índia.

Austrália, Nova Zelândia e União Europeia admitem 100% de capital estrangeiro para empresas que atuem somente dentro de seu território. Atualmente, o máximo de capital estrangeiro permitido pelo Código Brasileiro de Aeronáutica (Lei 7.565/86) é de 20%.

Fundo Soberano

Antes da análise dos projetos de lei, os deputados precisam liberar a pauta com a votação da MP 830/18, que acaba com o Fundo Soberano do Brasil (FSB). Esse fundo é uma espécie de poupança pública criada pela Lei 11.887/08 com o objetivo de atenuar o efeito de crises econômicas sobre o País.

Os recursos do fundo soberano serão destinados ao pagamento da dívida pública federal (DPF), que reúne as dívidas interna e externa do governo federal. Em dezembro de 2017, a DPF atingiu R$ 3,55 trilhões – naquele mesmo mês, o patrimônio do FSB somava R$ 26,3 bilhões, apenas 0,74% do total da DPF.

O governo alega que a extinção do fundo soberano pretende garantir o cumprimento da chamada “regra de ouro” das finanças públicas, contida na Constituição. A regra estabelece que o aumento da dívida, por meio da emissão de títulos públicos, não deve ultrapassar o volume de despesas de capital (basicamente, gastos com investimentos e com a amortização da dívida pública).

Pesquisas de intenção de voto

Nesta semana, serão divulgadas 4 pesquisas de intenção de voto para presidente da República. Na segunda-feira (3), serão conhecidos os números da sondagem da FSB, contratada pelo BTG/Pactual. O levantamento foi feito sábado (1º) e domingo (2), por telefone, com 2 mil eleitores.

Na terça (4), deve ser divulgada pesquisa do Ibope contratada pela TV Globo e pelo jornal O Estado de S. Paulo. O período de coleta vai de 29 de agosto a 4 de setembro, com 2 mil eleitores.

Na quinta (6), 2 pesquisas podem ser publicadas: 1 do Datafolha, com 8.568 eleitores (de 4 a 6 de setembro), contratada pela TV Globo e pela Folha de S.Paulo; e outra do Instituto Ipespe, contratada pela XP Investimentos, com 2 mil eleitores (de 3 a 5 de setembro).

SENADO FEDERAL

COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS

Privatização de distribuidoras da Eletrobras

O colegiado agendou para discussão e votação, nesta terça-feira (5), o parecer do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) ao PLC 77/18, que viabiliza a privatização de 6 distribuidoras de energia controladas pela Eletrobras. A matéria é o 5º item da pauta.

A reunião está agendada para começar às 10h, na Ala Senador Alexandre Costa, no plenário 19.

CCJ

O governo tem pressa em relação a este projeto de lei. Assim, a matéria foi agendada para apreciação, na quarta-feira (5), pela Comissão de Constituição e Justiça, que poderá votar o parecer, favorável ao texto, do senador Romero Jucá (MDB-RR).

 
+ Clipagem

Negociação coletiva é importante para patrão e empregados - Por André F. WatanabeO mundo do trabalho passa por constantes mudanças. Com elas, os desafios de compreender qu

Carreiras de Estado repudiam estratégia do governo de culpar servidor pela crise econômica - O Fórum das Carreiras de Estado (Fonacate) divulgou nesta sexta-feira (1º) nota à imprensa e à sociedade repudiando a es

ANFIP - TCU suspende pagamento de bônus para aposentados - A ANFIP publicou matéria sobre a suspensão do pagamento de bônus para aposentados e pensionista. A notícia está assim re

Dívida Explode. Por que? - Dívida explode. Por que?Auditoria Cidadã da Dívida25/7/2017Hoje os jornais alegam que a dívida pública federal

Vladimir Safatle alerta para o fim do emprego - Nunca na história da República o Congresso Nacional votou uma lei tão contrária aos interesses da maioria do povo brasil

+ Notícia

 
AGITRA - Associação Gaúcha dos Auditores Fiscais do Trabalho
home | Fale Conosco | localização | convênios
Av. Mauá, 887, 6ºandar, Centro, Porto Alegre / RS - CEP: 90.010-110
Fones: (51) 3226-9733 ou 3227-1057 - E-mail: agitra@agitra.org.br