Pesquisa Notícias:
   
 
INSTITUCIONAL
Sobre a Agitra
Diretoria
Estatuto Social
 
SERVIÇOS
Verbo
Convênios
Turismo
WikiTrabalho
Pesquisa Conteúdo
Fale Conosco
Acesso Restrito
 
DIÁLOGOS COM A AUDITORIA DO TRABALHO

Segurança e as Novas Tecnologias na Construção Civil

Higiene Ocupacional: Quebrando Paradigmas

Quanto mais corrupto for o país, mais leis ele terá
Tácito
05/12/2016

Diálogos com a Sociedade -Seminário debate a segurança do trabalhador frente as novas tecnologias

Teve prosseguimento hoje (05/12), na sede da AMRGS, em Porto Alegre, o segundo encontro “Diálogos com a Auditoria do Trabalho - Higiene Ocupacional, Quebrando Paradigmas”. A ação, que contou com a participação de auditores do Trabalho, engenheiros, técnicos em segurança do trabalho, enfermeiros e pessoal de recursos humanos, tem por objetivo divulgar e debater os novos conceitos na defesa do trabalhador. A segunda edição debateu a segurança do trabalhador frente as novas tecnologias na construção civil.

O superintendente regional do Trabalho, Joaquim Viana Cardinal, reafirmou, durante a abertura do evento, a sua satisfação em participar de encontro que reunia os trabalhadores, empresários e autoridades públicas responsáveis pela garantia da segurança dos trabalhadores. Para ele, a presença de tantas pessoas discutindo a segurança do trabalhador demonstrava de forma clara a importância da auditoria do trabalho. "Precisamos cada vez mais aumentar o diálogo com a sociedade sobre estes temas. É necessário disseminar amplamente estes assuntos", declarou. Segundo ele, a superintendência está de portas abertas a todos os setores para que o diálogo prossiga para além do seminário.

O presidente da Associação Gaúcha dos Auditores Fiscais do Trabalho (Agitra), Renato Barbedo Futuro, ressaltou durante o seu discurso que o momento vivido pela nação é preocupante, com uma radicalização ideológica, em um debate equivocado. O fato, de acordo com ele, é que o Ministério do Trabalho, ao longo do tempo, vem sendo desmontado. "A fiscalização vem sendo atingida também, muito embora os imensos avanços institucionais que obtivemos nos últimos 20 anos", disse.

Para Futuro, o ataque à NR 12, cuja suspensão está tramitando no Congresso, é um verdadeiro escândalo. "A questão da prevalência do negociado sobre o legislado é outra coisa impensável", definiu, principalmente em um país onde os sindicatos não têm a força que se faria necessária para enfrentar os ataques aos trabalhadores. Ele enumerou também o tema da terceirização, admitindo que até se discuta o assunto, já que ela é uma realidade. "Mas tem que ser amplamente debatido e que não se permita a terceirzação da atividade-fim." Segundo ele, é muito simples acabar com esta discussão: basta colocar uma cláusula na lei que determine que o salário do trabalhador terceirizado será idêntico ao da categoria em que ele está sendo terceirizado e pronto. "Nenhum empresário vai mais forçar a barra. Só teríamos terceirização onde realmente fosse necessário."

Futuro,por fim destacou que a Agitra, cada vez mais quer se integrar à sociedade,disseminar a cultura da segurança e defender que os direitos dos trabalhadores não sejam atingidos.

As palestras serão disponibilizadas a partir da quarta-feira (07/12) no site www.agitra.org.br

Veja a programação do evento:

05 de Dezembro

9h: Vantagens Jurídicas Econômicas da Contratação Direta de Trabalhadores (James Helierson Pires Silva - Auditor Fiscal da SRT/RS)

9h40min: Riscos Invisíveis - Carcinogênicos (Luiz Alfredo Scienza - Auditor Fiscal da SRT/RS)

10h20min: Coffee-break

10h40min: Sistemas de Proteção Contra Quedas (item 35.5 e anexo II da NR 35) (Miguel Branchtein - Auditor Fiscal da SRT/RS)

11h20min: Projetos e Instalação de Sistemas de Ancoragem (Hernesto Max Frey - Espera de Ancoragem)

12h: Intervalo

coordenador da mesa: Rafael Lonzetti (Sinduscon/RS)

14h: A Sinergia entre Segurança e Produção no Desenvolvimento de Processos e Aplicações de Novas Tecnologias (Gustavo Navarro - Cyrela Goldsztein)

14h40min: Requisitos de Segurança para os Elevadores do Tipo Pinhão-Cremalheira (Roque Puiatti - Auditor Fiscal da SRT/RS)

15h20min: Coffee-break

15h40min: Boas Práticas na Construção Civil (Miriam Cischini -Sinduscon/RS)

16h20min: Sistemas de Formas para Paredes de Concreto Armado e Proteções de Periferia (Helcio Moraes - PERI - Formas e Escoramentos Ltda.

17h: Encerramento

Local: Auditório da AMRIGS - Av. Ipiranga, 5311 - Porto Alegre

Fonte: Agitra
 
+ Clipagem

Reforma da Previdência - 44 coisas que você não pode deixar de saber - Leiam a matéria em anexo. Repense, reavalie esta Reforma da Previdência proposta. Faça sua parte, ajude na di

Negociação coletiva é importante para patrão e empregados - Por André F. WatanabeO mundo do trabalho passa por constantes mudanças. Com elas, os desafios de compreender qu

Carreiras de Estado repudiam estratégia do governo de culpar servidor pela crise econômica - O Fórum das Carreiras de Estado (Fonacate) divulgou nesta sexta-feira (1º) nota à imprensa e à sociedade repudiando a es

ANFIP - TCU suspende pagamento de bônus para aposentados - A ANFIP publicou matéria sobre a suspensão do pagamento de bônus para aposentados e pensionista. A notícia está assim re

Dívida Explode. Por que? - Dívida explode. Por que?Auditoria Cidadã da Dívida25/7/2017Hoje os jornais alegam que a dívida pública federal

+ Notícia

 
AGITRA - Associação Gaúcha dos Auditores Fiscais do Trabalho
home | Fale Conosco | localização | convênios
Av. Mauá, 887, 6ºandar, Centro, Porto Alegre / RS - CEP: 90.010-110
Fones: (51) 3226-9733 ou 3227-1057 - E-mail: agitra@agitra.org.br