Pesquisa Notícias:
   
 
INSTITUCIONAL
Sobre a Agitra
Diretoria
Estatuto Social
 
SERVIÇOS
Verbo
Convênios
Turismo
WikiTrabalho
Pesquisa Conteúdo
Fale Conosco
Acesso Restrito
 
DIÁLOGOS COM A AUDITORIA DO TRABALHO

Segurança e as Novas Tecnologias na Construção Civil

Higiene Ocupacional: Quebrando Paradigmas

O que faz o bem aos outros dá a si mesmo o maior dos presentes
Sêneca
07/04/2016

Estresse no trabalho é tema de campanha da OIT neste 28 abril

Este ano, o estresse é o tema escolhido pela Organização Internacional do Trabalho - OIT para marcar as ações do Dia Mundial da Saúde e Segurança no Trabalho, celebrado em 28 de abril. O tema é “Estresse no trabalho: um desafio coletivo”.

O tema visa sensibilizar e chamar a atenção da sociedade para o impacto do estresse nos locais de trabalho. Atualmente, muitos trabalhadores enfrentam grande pressão para cumprir as exigências do mercado, por causa do aumento da competitividade e das expectativas mais elevadas para o desempenho de longas jornadas, que contribuem para ambientes de trabalho mais estressantes.

O ritmo de trabalho ditado por comunicações instantâneas e altos níveis de competitividade global dificultam, cada vez mais, a separação entre vida privada e profissional.

Além disso, devido às mudanças substanciais nas relações de trabalho e a crise econômica atual, os trabalhadores estão experimentando mudanças organizacionais e de reestruturação, menos oportunidades de emprego, aumento do trabalho precário, o medo da perda do emprego, demissões e desemprego e menos estabilidade financeira, com graves consequências para a sua saúde mental e bem-estar.

Nos últimos anos, o impacto dos riscos psicossociais e estresse relacionado ao trabalho têm recebido mais atenção entre pesquisadores e profissionais especializados no setor. O estresse no trabalho é hoje reconhecido como um problema global que afeta todos os países, profissões e trabalhadores entre os países desenvolvidos e em desenvolvimento.

Neste contexto complexo, o local de trabalho é uma importante fonte de riscos psicossociais, ao mesmo tempo, adequado para tratar e proteger a saúde e bem-estar dos trabalhadores. O estresse pode levar à depressão, e está entre as doenças que contribuem para o aumento dos acidentes de trabalho, principalmente entre os empregados que laboram com máquinas.

28 de abril

Com o objetivo de promover a saúde e segurança no trabalho, os Auditores-Fiscais atuam em todo o Brasil na proteção aos trabalhadores, verificando o cumprimento da legislação de segurança e saúde no trabalho, especialmente as Normas Regulamentadoras - NRs.

No dia 28 de abril, data em que se celebra também o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho o Sinait vai participar de audiência pública na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa – CDH do Senado e as Delegacias Sindicais promoverão e participarão de atividades para chamar a atenção da sociedade para o grave problema de acidentes e doenças decorrentes do trabalho.

“É uma data importante para a categoria e para os trabalhadores. Estaremos participando de vários eventos de proteção ao trabalhador, destacando especialmente a importância da Norma Regulamentadora nº 12, que tem regras de segurança para máquinas e equipamentos e tem salvado muitas vidas.

Fonte: Oit
 
+ Clipagem

Reforma da Previdência - 44 coisas que você não pode deixar de saber - Leiam a matéria em anexo. Repense, reavalie esta Reforma da Previdência proposta. Faça sua parte, ajude na di

Negociação coletiva é importante para patrão e empregados - Por André F. WatanabeO mundo do trabalho passa por constantes mudanças. Com elas, os desafios de compreender qu

Carreiras de Estado repudiam estratégia do governo de culpar servidor pela crise econômica - O Fórum das Carreiras de Estado (Fonacate) divulgou nesta sexta-feira (1º) nota à imprensa e à sociedade repudiando a es

ANFIP - TCU suspende pagamento de bônus para aposentados - A ANFIP publicou matéria sobre a suspensão do pagamento de bônus para aposentados e pensionista. A notícia está assim re

Dívida Explode. Por que? - Dívida explode. Por que?Auditoria Cidadã da Dívida25/7/2017Hoje os jornais alegam que a dívida pública federal

+ Notícia

 
AGITRA - Associação Gaúcha dos Auditores Fiscais do Trabalho
home | Fale Conosco | localização | convênios
Av. Mauá, 887, 6ºandar, Centro, Porto Alegre / RS - CEP: 90.010-110
Fones: (51) 3226-9733 ou 3227-1057 - E-mail: agitra@agitra.org.br