Pesquisa Notícias:
   
 
INSTITUCIONAL
Sobre a Agitra
Diretoria
Estatuto Social
 
SERVIÇOS
Verbo
Convênios
Turismo
WikiTrabalho
Pesquisa Conteúdo
Fale Conosco
Acesso Restrito
 
DIÁLOGOS COM A AUDITORIA DO TRABALHO

Segurança e as Novas Tecnologias na Construção Civil

Higiene Ocupacional: Quebrando Paradigmas

Nossos pensamentos, conforme forem bons ou maus, podem nos conduzir ao paraíso ou ao inferno; isso não acontece nem no céu nem embaixo da terra, mas aqui, nessa vida.
Lucy Malory
09/12/2015

Incrições para curso de auditoria cidadã da dívida

tamanho da fonte diminuir o tamanho da fonte aumentar o tamanho da fonte Imprimir E-mail Add new comment

ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA A 3ª TURMA DO CURSO DA AUDITORIA CIDADÃ DA DÍVIDAPeríodo para Inscrições: de 16/11/2015 a 18/12/2015

Faça sua inscrição aqui.

Dívida Pública Brasileira e suas consequências para os diversos segmentos sociais

Auditoria Cidadã da Dívida: Por quê? Para quê? Como?

OBJETIVO GERAL

A partir da experiência da Auditoria Cidadã da Dívida, socializar o conhecimento acerca de processos relacionados à Dívida Pública Brasileira e suas consequências para os diversos segmentos sociais, com o objetivo de capacitar multiplicadores para a utilização da ferramenta da auditoria para a mobilização social, incentivando a propagação dos trabalhos da Auditoria Cidadã.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

* Evidenciar a atuação de um Sistema da Dívida em âmbito mundial, impulsionado pelo processo de financeirização.

* Estudar os processos históricos de geração e crescimento de dívida pública externa e interna no Brasil, assim como dívida dos estados e municípios.

Estudar a evolução dos gastos com o serviço da dívida pública frente aos gastos com políticas sociais.

* Identificar como o Sistema da Dívida influencia o modelo econômico e afeta as condições materiais dos diversos segmentos sociais, ao mesmo tempo em que explora de forma predatória os recursos naturais, provocando danos irreparáveis ao ecossistema.

* Divulgar a ferramenta da auditoria e impulsionar sua utilização para evidenciar e documentar processos, operações e mecanismos do Sistema da Dívida.

* Incentivar a formação de núcleos para o aprofundamento dos estudos e disseminação do conhecimento, visando ao empoderamento social.

* Analisar a dívida sob a ótica do real pagador, no caso a classe trabalhadora, distanciando-se de abordagens dominantes sobre o tema, que o tratam sob a ótica do emprestador.

Evidenciar a percepção sobre quem decide, quem paga e quem recebe.

Formato: Palestras/aulas previamente gravadas, disponibilizadas na plataforma do curso para acesso aos participantes, utilizando-se a tecnologia de ensino à distância (ferramenta moodle) que permite a organização de diálogo simultâneo mediante a utilização de fórum de discussão. Utilização dos livros produzidos pela Auditoria Cidadã da Dívida, textos e outros materiais.

Período para Inscrições: de 16/11/2015 a 18/12/2015

FORMULÁRIO PARA INSCRIÇÕES disponível no link https://goo.gl/hIrr3f(vagas limitadas)

Período do curso:

Aulas, exercícios e fórum de discussão: 18.01.2016 a 19.06.2016

TCC: apresentação até 19.07.2016

Duração:

120 horas, sendo:

Materiais de apoio:

O material básico consistirá de nossas 3 últimas publicações:

* Caderno de Estudos: A dívida pública em debate: saiba o que ela tem a ver com a sua vida

* Livro: Auditoria Cidadã da Dívida dos Estados

* Livro: Auditoria Cidadã da Dívida Pública: Experiências e Métodos

* Adicionalmente, serão indicados textos, artigos e outros materiais.

Avaliação: Será feita a partir do controle de acesso às palestras/aulas, e com base na participação no fórum de discussão, respostas aos questionários intermediários em cada módulo e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Certificação: Pela Auditoria Cidadã, embora sem reconhecimento do MEC. A base para a certificação será o controle de acesso aos vídeos, a participação nos fóruns, as respostas aos questionários e o TCC.

Pesos:

Os pesos de cada item considerado para a avaliação será calculado da seguinte forma:

Contribuição:

Pagamento do valor de R$ 500,00, até 05/01/2016, em retribuição ao Curso à Distância de 120 horas e ao recebimento, em endereço postal indicado no ato da inscrição, dos 3 livros: “Auditoria Cidadã da Dívida – experiências e métodos”; “Auditoria Cidadã da Dívida dos Estados”, e “A Dívida Pública em Debate – saiba o que ela tem a ver com a sua vida”.

Caso o(a) interessado(a) não tenha condições de efetuar o pagamento da referida contribuição, deve enviar a sua solicitação (inclusive nos casos de solicitação de bolsa parcial ou total) para o endereço eletrônico curso.turma3.auditoria.divida@gmail.comO endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . As informações e condições serão analisadas caso a caso e respondidas por email.

Responsáveis:

* Maria Lucia Fattorelli

Coordenadora Nacional da Auditoria Cidadã da Dívida

Coordenadora e Supervisora do Curso

* Rodrigo Ávila

Economista da Auditoria Cidadã da Dívida

Instrutores:

* Maria Lucia Fattorelli

* Rodrigo Ávila

* Aldemário Araujo Castro

* José Paulo de Araujo Mascarenhas

* Carmen Bressane

* Eulália Alvarenga

* José Menezes Gomes

* Franklin Rodrigues da Costa

* Eugênia Lacerda

* Ivanete Boschetti

* Pedro Paez Peres

Contamos com a efetiva participação e interesse de todos e todas.

Coordenação Nacional da Auditoria Cidadã da Dívida

Fonte: Fenafisco
 
+ Clipagem

Negociação coletiva é importante para patrão e empregados - Por André F. WatanabeO mundo do trabalho passa por constantes mudanças. Com elas, os desafios de compreender qu

Carreiras de Estado repudiam estratégia do governo de culpar servidor pela crise econômica - O Fórum das Carreiras de Estado (Fonacate) divulgou nesta sexta-feira (1º) nota à imprensa e à sociedade repudiando a es

ANFIP - TCU suspende pagamento de bônus para aposentados - A ANFIP publicou matéria sobre a suspensão do pagamento de bônus para aposentados e pensionista. A notícia está assim re

Dívida Explode. Por que? - Dívida explode. Por que?Auditoria Cidadã da Dívida25/7/2017Hoje os jornais alegam que a dívida pública federal

Vladimir Safatle alerta para o fim do emprego - Nunca na história da República o Congresso Nacional votou uma lei tão contrária aos interesses da maioria do povo brasil

+ Notícia

 
AGITRA - Associação Gaúcha dos Auditores Fiscais do Trabalho
home | Fale Conosco | localização | convênios
Av. Mauá, 887, 6ºandar, Centro, Porto Alegre / RS - CEP: 90.010-110
Fones: (51) 3226-9733 ou 3227-1057 - E-mail: agitra@agitra.org.br