Pesquisa Notícias:
   
 
INSTITUCIONAL
Sobre a Agitra
Diretoria
Estatuto Social
 
SERVIÇOS
Verbo
Convênios
Turismo
WikiTrabalho
Pesquisa Conteúdo
Fale Conosco
Acesso Restrito
 
DIÁLOGOS COM A AUDITORIA DO TRABALHO

Segurança e as Novas Tecnologias na Construção Civil

Higiene Ocupacional: Quebrando Paradigmas

No reinado da lei, o pobre e o rico tem direitos iguais... e o pequeno vence o grande se tem por si a justiça; é uma idéia remota, pois vem de Euripides. Historicamente, porém, é uma idéia falsa: o direito nunca foi outra coisa senão uma organização das desigualdades.
Jean Cruet
14/05/2014

Emprego recua 2%

O número de postos de trabalho na indústria diminuiu 2% de janeiro a março deste ano, em comparação ao mesmo período de 2013. Foi o décimo trimestre consecutivo com registro de queda. O principal impacto negativo veio de São Paulo, o maior polo industrial do país, que mostrou redução de pessoal em 13 das 18 atividades analisados pela pesquisa. Apesar do recuo trimestral, houve um avanço de 0,2% no emprego industrial de fevereiro para março.

Segundo especialistas, a crise no setor automotivo pesou no resultado, divulgado ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Devido às vendas mais fracas no mercado interno e à queda de 32,7% das exportações de veículos para a Argentina no primeiro trimestre, as montadoras reduziram a produção em 12% ante o mesmo período do ano passado. Para reduzir os gastos, as fábricas passaram a dar férias coletivas, mas ameaçam dispensar até 8 mil trabalhadores.

"O setor tem um peso no conjunto da indústria. Por isso, a queda já era um dado esperado", avaliou o professor de economia da Universidade de Brasília (UnB) Carlos Alberto Ramos. O especialista acredita que há um problema setorial. "Isso não significa que a indústria pode reverter a situação, principalmente a automobilística", ressaltou.

Para amenizar as dificuldades do setor, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automores (Anfavea) negocia com o governo e os bancos a criação de um fundo garantidor para dar mais segurança às instituições financeiras, que restringiram fortemente o financiamento de veículos para o consumidor. O fundo seria formado a partir da cobrança de uma taxa ao tomador do crédito.

O governo tem em mão dados que mostram que, de cada 100 pedidos de financiamento de veículos, 47 pedidos são recusados por restrições cadastrais e por análises relacionadas à capacidade de pagamento dos clientes. Segundo a Anfavea, a restrição foi o principal motivo que fez as vendas de automóveis caírem 5% nos três primeiros meses do ano.

Urgência

Ontem, o presidente da Anfavea, Luiz Moan, esteve no Ministério da Fazenda para, segundo disse, pedir "rapidez" no alcance de uma solução. Outra preocupação do setor é o aumento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), a partir de julho, o que pode prejudicar ainda mais as vendas. Os carros 1.0, que pagam atualmente de 3%, devem voltar para a alíquota de 7 %. Já a faixa entre 1.0 e 2.0 passa de 9 % para 11%. No caso das exportações de carros para a Argentina, o governo discute um acordo bilateral com o país vizinho, que responde por 75 % das vendas externas das montadoras brasileiras.

» Folha de pagamento cai

O valor total dos salários pagos pela indústria recuou 2,1 % em março sobre fevereiro, com influência negativa tanto da indústria de transformação (-1,5%), quanto do setor extrativo (-1,5%). Já em comparação a março do ano passado, houve crescimento de 0,5 %. O número de horas trabalhadas caiu 0,3% na comparação mensal. No trimestre, o indicador acumula variação negativa de 0,4% ante o período de janeiro a março de 2013.

Fonte: Correio Braziliense - 14/05/2014
 
+ Clipagem

Reforma da Previdência - 44 coisas que você não pode deixar de saber - Leiam a matéria em anexo. Repense, reavalie esta Reforma da Previdência proposta. Faça sua parte, ajude na di

Negociação coletiva é importante para patrão e empregados - Por André F. WatanabeO mundo do trabalho passa por constantes mudanças. Com elas, os desafios de compreender qu

Carreiras de Estado repudiam estratégia do governo de culpar servidor pela crise econômica - O Fórum das Carreiras de Estado (Fonacate) divulgou nesta sexta-feira (1º) nota à imprensa e à sociedade repudiando a es

ANFIP - TCU suspende pagamento de bônus para aposentados - A ANFIP publicou matéria sobre a suspensão do pagamento de bônus para aposentados e pensionista. A notícia está assim re

Dívida Explode. Por que? - Dívida explode. Por que?Auditoria Cidadã da Dívida25/7/2017Hoje os jornais alegam que a dívida pública federal

+ Notícia

 
AGITRA - Associação Gaúcha dos Auditores Fiscais do Trabalho
home | Fale Conosco | localização | convênios
Av. Mauá, 887, 6ºandar, Centro, Porto Alegre / RS - CEP: 90.010-110
Fones: (51) 3226-9733 ou 3227-1057 - E-mail: agitra@agitra.org.br