Pesquisa Notícias:
   
 
INSTITUCIONAL
Sobre a Agitra
Diretoria
Estatuto Social
 
SERVIÇOS
Verbo
Convênios
Turismo
WikiTrabalho
Pesquisa Conteúdo
Fale Conosco
Acesso Restrito
 
DIÁLOGOS COM A AUDITORIA DO TRABALHO

Segurança e as Novas Tecnologias na Construção Civil

Higiene Ocupacional: Quebrando Paradigmas

As instituições humanas são, por sua natureza, tão imperfeitas, que, para destruí-las, basta, quase sempre, levá-las às últimas consequências.
Tocqueville. Penseés detacheés
28/04/2014

OIT quer mais segurança no uso de produtos químicos

Nesta segunda-feira, 28 de abril, a Organização Internacional do Trabalho - OIT celebra o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho - SST, e o tema escolhido para 2014 foi a ?Segurança e a saúde no uso de produtos químicos no trabalho?.

Com a finalidade de chamar a atenção para os riscos causados pelas explosões e por contaminação com esses produtos - que causam morte lenta quando as pessoas se contaminam aos poucos e sem perceber ? a OIT produziu um relatório sobre o assunto. O documento analisa a situação atual do uso de produtos químicos e seu impacto no local de trabalho e no meio ambiente. Destaca, ainda, os esforços regionais e internacionais para lidar com o problema.

O relatório também apresenta os programas da Instituição para ajudar a garantir a boa gestão dos produtos químicos no trabalho pelo mundo. A OIT afirma que os produtos químicos possuem ?efeitos potencialmente adversos, desde os riscos para a saúde tal como a carcinogenicidade e os riscos físicos como a inflamabilidade, até os riscos ambientais, como a contaminação generalizada e a toxicidade na vida aquática. Além de incêndios, explosões e outros desastres que resultam do controle inadequado de seus riscos físicos?.

Estimativas da OIT revelam que 2,34 milhões de pessoas morrem devido a acidentes e doenças relacionadas ao trabalho e cerca de 160 milhões adoecem anualmente por causa do trabalho. Aproximadamente 4% do Produto Interno Bruto - PIB mundial, cerca de 2,8 bilhões de dólares, são gastos por causa desses acidentes e doenças, de forma direta e indireta.

28 de abril

Na data de 28 de abril é também celebrado o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. O Sinait organiza atividades em Brasília e em todos os Estados para marcar a data.

Segundo o Anuário Estatístico da Previdência Social, em 2012, ocorreram 705.239 acidentes do trabalho e morreram 2.731 trabalhadores no Brasil. Os dados consideram apenas aqueles que possuem registro em Carteira de Trabalho e abrangem 49,2% da População Economicamente Ativa ? PEA.

São números de uma verdadeira epidemia que precisa ser contida. O cenário poderia ser bastante diferente caso a Auditoria-Fiscal do Trabalho tivesse um quadro suficiente para atender às demandas do mundo laboral. Menos de 2.750 Auditores-Fiscais do Trabalho, praticamente um terço do que seria ideal, segundo apurado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada ? Ipea em estudo realizado em 2012. O estudo foi enviado a autoridades do governo que, entretanto, ainda não se sensibilizaram com a situação. Os efeitos negativos da defasagem na carreira se fazem sentir em muitos aspectos, sendo, um deles, o vergonhoso 4º lugar no ranking mundial de acidentes de trabalho.

Fonte: OIT
 
+ Clipagem

Reforma da Previdência - 44 coisas que você não pode deixar de saber - Leiam a matéria em anexo. Repense, reavalie esta Reforma da Previdência proposta. Faça sua parte, ajude na di

Negociação coletiva é importante para patrão e empregados - Por André F. WatanabeO mundo do trabalho passa por constantes mudanças. Com elas, os desafios de compreender qu

Carreiras de Estado repudiam estratégia do governo de culpar servidor pela crise econômica - O Fórum das Carreiras de Estado (Fonacate) divulgou nesta sexta-feira (1º) nota à imprensa e à sociedade repudiando a es

ANFIP - TCU suspende pagamento de bônus para aposentados - A ANFIP publicou matéria sobre a suspensão do pagamento de bônus para aposentados e pensionista. A notícia está assim re

Dívida Explode. Por que? - Dívida explode. Por que?Auditoria Cidadã da Dívida25/7/2017Hoje os jornais alegam que a dívida pública federal

+ Notícia

 
AGITRA - Associação Gaúcha dos Auditores Fiscais do Trabalho
home | Fale Conosco | localização | convênios
Av. Mauá, 887, 6ºandar, Centro, Porto Alegre / RS - CEP: 90.010-110
Fones: (51) 3226-9733 ou 3227-1057 - E-mail: agitra@agitra.org.br