Pesquisa Notícias:
   
 
INSTITUCIONAL
Sobre a Agitra
Diretoria
Estatuto Social
 
SERVIÇOS
Verbo
Convênios
Turismo
WikiTrabalho
Pesquisa Conteúdo
Fale Conosco
Acesso Restrito
 
DIÁLOGOS COM A AUDITORIA DO TRABALHO

Segurança e as Novas Tecnologias na Construção Civil

Higiene Ocupacional: Quebrando Paradigmas

Cuidado com aqueles que querem convencê-lo de que é impossível lutar pelo bem, só porque é impossível alcançar a perfeição.
John Ruskin
16/12/2013

"A televisão brasileira tem dado claros sinais de esgotamento de seu modelo"

Direto da Fonte - Sônia Racy

Diretor da Globo defende que a produção nacional se torne mais leve e transparente, "se apresentando de modo mais solidário e cúmplice da imaginação de todas as classes".

Insônia, de Graciliano Ramos, era seu desejo de criança. Ainda pequeno, tudo o que ele mais queria era poder alcançar a alta prateleira da estante de seu pai para mergulhar naqueles contos. Demorou, mas o sonho se tornou realidade. Em um de seus aniversários, ganhou de presente o tão desejado livro - "já castigado por tantas leituras da família". Desde então, Luiz Fernando Carvar lho não passa um ano sequer sem se entregar às páginas das obras daquele que se tornou um de seus autores preferidos. Daí, outros desejos surgiram. Um deles, alimentado há anos: o de poder levar a obra de Graciliano Ramos à televisão.

Mais precisamente, o conto O Olho Torto de Alexandre. E hoje, aos 53 anos, o diretor vê, mais uma vez, seu sonho se tornar realidade: na quarta-feira, quando o especial Alexandre e Outros Heróis - inspirado na obra - será exibido na Globo. Para fazer nascer o programa, dez dias de filmagens, às margens do Rio São Francisco, na pequena cidade alagoana de Pão de Açúcar - distante 150 km de Quebrangulo, terra natal do escritor.

"Graciliano Ramos faz falta à televisão, assim como muitas outras literaturas: é mais moderno que os mo-derninhos de plantão, mais vivo, mais capaz de traduzir as contradições de nosso País sem apelar para as caricaturas." Quando Carvalho fala de "outras literaturas", leia-se Clarice Lispector. Também está sob seu comando a série Correio Feminino, Exibida desde outubro no Fantásticoy é inspirada no olhar de Helen Palmer, um dos heterônimos da escritora. Sinal de que a televisão brasileira pássa por mudanças? "Precisa mudar, afmal, me parece, o modelo está dando sinais de esgotamento. Para o bem de todos, não desejo que dure mais, sinceramente! Precisamos pensar em uma televisão do futuro." E, segundo ele, este é fnais um sonho possível. "A televisão pode se tornar mais leve e fluida, transparente em tudo, e o resultado desse movimento lhe trará diversidade, o frescor do novo, conteúdos emocionantes, sem falar na tal brasilidade.

Por isso, se apresentará de modo mais solidário e cúmplice da imaginação de todas as classes, simplesmente porque é verdadeira."

Acha que 0 público brasileiro é muito moralista? Isso atrapalha as mudanças na TV?

O público médio me parece ainda moralista, preso a questões ultrapassadas. Mas essa também não deveria ser uma das missões da televisão? Abraçar a responsabilidade de não formar apenas telespectadores, mas cidadãos? Discutir com a sociedade me parece fundamental, seja por meio de seu jornalismo, seja pelos conteúdos de dramaturgia, que me parecem muito distantes dos acontecimentos da pós-modernidade.

A televisão brasileira pode ser mais brasileira?

Temos detalhes da nossa cultura - por mais influências, positivas ou negativas, que tenham sofrido das mais diversas culturas - que são a nossa mora, o que nos define essencialmente.

A determinação de que parte do conteúdo na grade dos canais fechados seja brasileira faz com que caia a qualidade da produção?

Creio que, a médio prazo, essa qualidade crescerá e muito. Precisamos exercitar. Acredito no Brasil como um grande criador de audiovisual. Um dos maiores do mundo, pela sua qualidade e criatividade. Mas é preciso estimular essa criatividade. Só amadurecemos nossa técnica e nossa linguagem se formos capazes de criar mais e copiar menos.

Fonte: O Estado de S. Paulo - 16/12/2013
 
+ Clipagem

Reforma da Previdência - 44 coisas que você não pode deixar de saber - Leiam a matéria em anexo. Repense, reavalie esta Reforma da Previdência proposta. Faça sua parte, ajude na di

Negociação coletiva é importante para patrão e empregados - Por André F. WatanabeO mundo do trabalho passa por constantes mudanças. Com elas, os desafios de compreender qu

Carreiras de Estado repudiam estratégia do governo de culpar servidor pela crise econômica - O Fórum das Carreiras de Estado (Fonacate) divulgou nesta sexta-feira (1º) nota à imprensa e à sociedade repudiando a es

ANFIP - TCU suspende pagamento de bônus para aposentados - A ANFIP publicou matéria sobre a suspensão do pagamento de bônus para aposentados e pensionista. A notícia está assim re

Dívida Explode. Por que? - Dívida explode. Por que?Auditoria Cidadã da Dívida25/7/2017Hoje os jornais alegam que a dívida pública federal

+ Notícia

 
AGITRA - Associação Gaúcha dos Auditores Fiscais do Trabalho
home | Fale Conosco | localização | convênios
Av. Mauá, 887, 6ºandar, Centro, Porto Alegre / RS - CEP: 90.010-110
Fones: (51) 3226-9733 ou 3227-1057 - E-mail: agitra@agitra.org.br