Pesquisa Notícias:
   
 
INSTITUCIONAL
Sobre a Agitra
Diretoria
Estatuto Social
 
SERVIÇOS
Verbo
Convênios
Turismo
WikiTrabalho
Pesquisa Conteúdo
Fale Conosco
Acesso Restrito
 
DIÁLOGOS COM A AUDITORIA DO TRABALHO

Segurança e as Novas Tecnologias na Construção Civil

Higiene Ocupacional: Quebrando Paradigmas

Há uma regra imutável de que precisamos sempre nos lembrar: se algum objetivo bom puder ser alcançado apenas por meios maus ou afinal ele não é realmente bom, ou então ainda não chegou a sua hora.
Leon Tolstoi
27/08/2013

Chacina de Unaí: começa, terça-feira, julgamento de três réus, em BH

Se tudo correr de acordo com o programado pela Justiça Federal de 1º Grau em Minas Gerais, nesta terça-feira (27), terá início o julgamento de três réus acusados de envolvimento no crime conhecido como Chacina de Unaí, no Noroeste do estado de Minas. Para o Sinait (Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho), para os auditores-fiscais do Trabalho e para os familiares das quatro vítimas, será um dia histórico, depois de nove anos e sete meses decorridos do episódio.

Serão julgados os réus Rogério Alan Rocha Rios, William Gomes de Miranda e Erinaldo de Vasconcelos Silva (vulgo Júnior), pelos crimes de homicídio qualificado (artigo 121 § 2º, incisos I, IV e V do Código Penal), e formação de quadrilha (artigo 288 CP).

Vasconcelos Silva também deve ser julgado pelo crime de receptação previsto no artigo 180, caput, do Código Penal. Eles são os únicos que ainda estão presos na Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Outros cinco réus ainda serão submetidos a julgamento. Segundo o juiz titular da 9ª Vara Federal, Murilo Fernandes de Almeida, eles poderão ser julgados, ainda, durante a convocação do Tribunal do Júri para o período de 27 de agosto a 27 de setembro de 2013. São eles: Norberto Mânica, Antério Mânica, Humberto Ribeiro dos Santos, Hugo Alves Pimenta e José Alberto de Castro.

A presidente do Sinait, Rosângela Rassy, diretores da entidade, e o presidente da Associação dos Auditores-Fiscais do Trabalho de Minas Gerais (AAFIT-MG), José Augusto de Paula Freitas, acompanharão o julgamento em Belo Horizonte.

O caso

Em 27 de janeiro de 2004, quatro funcionários do Ministério do Trabalho ? os auditores fiscais Nelson José da Silva, João Batista Lages e Erastótenes de Almeida Gonçalves e o motorista Ailton Pereira de Oliveira ? foram brutalmente assassinados, em uma emboscada, quando se dirigiam para uma fiscalização em fazendas em Unaí, Noroeste de Minas.

Audiência pública

Na manhã de segunda-feira (26), acontece uma audiência pública convocada pela Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, para debater o caso. O Sinait será representado pela diretora Ana Palmira Arruda Camargo.

Ato Público

O Sinait e a AAFIT-MG organizam Ato Público terça-feira, às 9 horas, em frente ao prédio onde ocorrerá a sessão do Tribunal do Júri. Sindicalistas, servidores públicos, parlamentares e autoridades estão sendo convidados a participar deste ato que pede, mais uma vez, "que seja feita Justiça!", convocam as entidades. (Com Ascom Sinait)

 
+ Clipagem

Reforma da Previdência - 44 coisas que você não pode deixar de saber - Leiam a matéria em anexo. Repense, reavalie esta Reforma da Previdência proposta. Faça sua parte, ajude na di

Negociação coletiva é importante para patrão e empregados - Por André F. WatanabeO mundo do trabalho passa por constantes mudanças. Com elas, os desafios de compreender qu

Carreiras de Estado repudiam estratégia do governo de culpar servidor pela crise econômica - O Fórum das Carreiras de Estado (Fonacate) divulgou nesta sexta-feira (1º) nota à imprensa e à sociedade repudiando a es

ANFIP - TCU suspende pagamento de bônus para aposentados - A ANFIP publicou matéria sobre a suspensão do pagamento de bônus para aposentados e pensionista. A notícia está assim re

Dívida Explode. Por que? - Dívida explode. Por que?Auditoria Cidadã da Dívida25/7/2017Hoje os jornais alegam que a dívida pública federal

+ Notícia

 
AGITRA - Associação Gaúcha dos Auditores Fiscais do Trabalho
home | Fale Conosco | localização | convênios
Av. Mauá, 887, 6ºandar, Centro, Porto Alegre / RS - CEP: 90.010-110
Fones: (51) 3226-9733 ou 3227-1057 - E-mail: agitra@agitra.org.br